O Comodo System Cleaner é um programa com diversas funções interessantes que ajudam você a localizar e limpar coisas inúteis (ou inseguras) do seu computador.
Instalação
Durante a instalação deverão ser selecionadas as funções as quais você deseja instalar. Para um melhor aproveitamento do programa sugerimos que você deixe todas marcadas.
Funções
Ao abrir o Comodo System Cleaner, você verá ao lado esquerdo da janela várias opções, e dentro delas diversas outras. Pois então vamos a elas!
Summary
Essa parte mostra algumas informações sobre o seu computador (processador, memória e a versão do Windows), assim como também mostra as datas de quando foram realizadas as últimas limpezas de disco e de registros e quando foi realizada a última atualização do Comodo System Cleaner.
Clean-up
Nesse menu existem três opções: Registry Cleaner, Disk Cleaner e Privacy Cleaner, ferramentas as quais limpam, respectivamente, os registros do sistema, arquivos inutilizados no disco e dados sobre privacidade (histórico de sites visitados, senhas, etc.).
Registry Cleaner
Clean-up
Ao clicar nessa ferramenta uma janela será aberta, na qual você poderá selecionar quais os tipos de registros a serem verificados. Por padrão todas as opções estão selecionadas, menos a Filter Entries (filtrar entradas), pois alguns aplicativos podem ser danificados ao se deletar arquivos desse gênero.
Após selecionar as opções desejadas clique em “Scan” para começar a pesquisa, caso erros sejam encontrados você deverá selecionar quais deles deseja apagar (arquivos os quais deletar poderia causar problemas não estarão marcados). Feita a seleção, clique em “Clean”, em seguida, aparecerá uma janela de confirmação perguntando se você deseja criar um ponto de restauração, caso já exista um, aparecerá outra janela perguntando se você deseja substituir o antigo pelo novo.
Back-up
Aqui ficam os pontos de restauração criados por você (antes de apagar os registros). Caso arquivos que não deveriam ter sido apagados o tenham sido, basta ir nessa parte, clicar com o botão direito do mouse no back up desejado e selecionar “Restore”. Após isso será pedido se você realmente deseja proceder com a ação, clique em “OK”.
Settings
Nessa parte pode-se ser definido se: o Comodo System Cleaner será iniciado junto com o sistema, iniciará uma varredura ao ser executado, fará uma limpeza em uma data definida, criará um backup antes de limpar os registros e se fará relatórios das limpezas.
Disk Cleaner
Essa função é parecida com o “Limpeza de disco” do Windows. Em sua tela inicial escolha quais tipos de arquivos serão pesquisados e clique em “Scan”. Após a varredura escolha quais itens serão apagados, clique em “Clean” e em seguida confirme a ação. Pode ser que apareça outra janela dizendo que alguns arquivos não puderam ser deletados e perguntando se você deseja apagá-los na próxima vez que você ligar o computador. Confirme.
Duplicate Files
Essa opção procura por arquivos duplicados (com o mesmo conteúdo) no disco selecionado para pesquisa. Uma vez terminada a varredura, selecione os arquivos a serem apagados e clique em “Delete”.
Privacy Cleaner
Essa área é para quem quer garantir a sua privacidade. Nas opções “Applications” e “Windows” o esquema é o mesmo dos itens mencionados anteriormente, ou seja, selecione aquilo que deseja e clique em “Scan”.
Wiper
Geralmente ao deletarmos um arquivo ele deixa uma espécie de rastro, o qual permite que ele seja restaurado. Essa ferramenta permite que você apague permanentemente qualquer arquivo, ou seja, tome bastante cuidado ao escolhê-los.
Após escolher um arquivo, defina o método a ser usado (qualquer um serve) e clique em “Wipe”.
Folder Lock
Como o próprio nome diz, essa ferramenta serve para “trancar” pastas, ou seja, fazer com que elas fiquem inacessíveis até serem “destrancadas”.
Para travar uma pasta, basta clicar naquela a ser travada e clicar em “Set”, para destravar, escolha uma pasta travada na lista e clique em “Remove”.
File Encryption
Se você deseja mandar um arquivo para alguém e tem medo de que ele seja visto por outra pessoa, uma das maneiras de garantir a segurança desse arquivo é criptografá-lo. E é justamente o que a ferramenta "File Encryption" faz (e desfaz).
Para criptografar um arquivo, basta selecioná-lo, escolher um tipo de algoritmo (uma espécie de “cadeado”), definir uma senha, um nome para o arquivo criptografado criado e clicar em “Encrypt”. Já para remover a criptografia, basta selecionar o arquivo, digitar e senha e clicar em “Decrypt”.
Tune-up
Aqui se podem alterar algumas configurações avançadas do sistema operacional (System Settings), assim como controlar quais programas são iniciados junto com o computador e/ou executados automaticamente (Autorun Manager).
As opções dessa parte devem somente ser alteradas por usuários avançados, pois um usuário leigo pode vir a fazer algumas alterações que poderiam prejudicar o bom funcionamento do seu computador.
Diagnostics
Outra área com opções aconselhadas somente para usuários avançados. Tais opções são: Disk Space Explorer, que cria gráficos sobre o espaço ocupado por cada pasta no computador; System Benchmark, que lhe ajuda a testar a performance do seu computador de diversas formas; e o Task Manager, que é um gerenciador de tarefas mais avançado do que o disponibilizado pelo Windows , pois ele mostra muito mais informações do que a ferramenta do Windows.
System Information
Fornece informações detalhadas (fabricante, data de lançamento, descrição, etc.) tanto sobre o hardware quanto sobre os softwares instalados em seu computador. Para descobrir o que quiser saber, basta ir clicando no símbolo “+” e ler as informações na parte direita da janela.
Utilities
File Splitter
Divide (ou junta) um mesmo arquivo em diversas partes com o tamanho delas escolhido por você. Muito útil para mandar arquivos grandes por e-mail.
Split
Para dividir um arquivo clique em “Browse...”, escolha ele, e defina o número de partes que ele terá (Number of pieces) ou qual tamanho cada parte terá (Size). Prefira definir o número de partes, pois ao testarmos a segunda opção, 8019 arquivos foram criados, sendo que eram para ser criados por volta de 10.
Merge
Para juntar as partes novamente, basta selecionar o arquivo FST na pasta onde o arquivo foi dividido e clicar em “Merge”.
File CRC
Faz contas de adição em tipos específicos de arquivos.
Multi Rename Tool
Essa ferramenta é bastante útil, pois ela permite renomear diversos arquivos ao mesmo tempo. Você pode escolher se mantém o nome original do arquivo e adiciona somente algum dado ou se muda totalmente o nome. Para adicionar arquivos, basta clicar em “Add...”, para remover, “Remove”.
“Name” adiciona o nome original do arquivo, “Count” adiciona um número seqüencial ao nome do arquivo, “Random” bota algo aleatório no nome, “Date” adiciona a data atual, “Time” adiciona o horário atual.
Após definir os padrões de renomeação, clique em “Start”.
Compare by Content
Compara dois arquivos e mostra em rosa a diferença de texto entre eles.
File Pend Delete
Ferramenta relativamente inútil, em ela teoria serve para deletar ou mover arquivos “trancados” ou inacessíveis, no entanto o programa não faz distinção entre um arquivo acessível ou não.
Miscellanous
Essa área é formada pelas opções: “Settings”, “Browse Support Forums”, “Check for updates” e “Diagnostics”. A primeira já foi comentada acima, a segunda acessa o fórum de ajuda da Comodo, a seguinte confere se existem atualizações para o Comodo System Cleaner, e a última será comentada a seguir.
Diagnostics
Clicando nessa opção o programa verificará se algum arquivo do Comodo System Cleaner foi corrompido durante as limpezas de registro e de disco, caso haja algum, clique em “Repair” para reinstalar os componentes corrompidos. Terminados os reparos, será necessário reiniciar seu computador.
- Observações
- Sistema operacional Windows XP/Vista/2000/2003
- Versão para Windows 32-bit.
- Antes de instalar o Comodo System Cleaner você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.
0 comentários:
Postar um comentário